Entenda um pouco mais sobre a raça Cocker Spaniel

Entenda um pouco mais sobre a raça Cocker Spaniel Animais de Estimação Cães Raças de Cães

O maravilhoso Cocker Spaniel na História

Por volta do primeiro século antes de Cristo., na ocasião em que os cartagineses chegaram na Espanha ao longo de uma de suas viagens através do mar do Mediterrâneo, os militares avistaram grandes quantidades de coelhos e bradaram “Span, Span!” (coelho em cartaginês). Por causa disso essa nação foi intitulada de Espanha, ou “A pátria dos coelhos”, e os cachorros que caçavam os coelhos ficaram famosos como Spaniel, ou “cães coelheiros”.
Essa raça habitava tanto em nações mediterrâneas quanto na própria terra hispânica. A raça pode ser considerada uma das mais remotas da história. Somos capazes de admirar uma estátua em reverência ao Spaniel no Museu Metropolitano da cidade de New York. Este monumento possui mais de 2.000 anos, e ele pertence à coleção Chipriota.
Há uma análise minuciosa acerca do Spaniel, escrita por Nichilas Cox, e esta lançada no ano de 1803. Essa observa-se no Sportsman’s Cabinet: A raça de cachorros chamada de Spaniel é de dois modelos, um deles é maior que o outro e ambos são intitulados de Spaniels Levantadores. O menor se intitula Cocker Spaniel e está mais habituado à caça entre matagais e parece que foi construído por Deus para isso. Essa espécie adquiriu essa denominação, consoante muitos presumem, pela razão de perseguirem galinhas ou, inclusive, faisões machos, que em inglês significa “cockpheasants”.

Temperamento da raça Cocker Spaniel

O Cocker Spaniel Inglês é um predador audacioso, de comportamento meigo, equilibrado, afável. É uma raça repleta de vida, branda, bastante favorável à vida em família. Essa espécie é tão inteligente que ela é capaz de examinar, muito antes, o que seu dono vai realizar, além de possuir muita bondade e agilidade. Apesar de amável e primordialmente afável, ainda é aceito como um ótimo defensor. Ele não se deixar levar pelo medo: se possível ele vai para cima de um suspeito, se necessário for.
Ilustre por seu temperamento alegre, o Cocker Spaniel Inglês é inteligente e ousado, e demonstra uma grande capacidade de habituação. Conta com um excepcional grau de sociabilização, demonstrando-se capaz de se relacionar apropriadamente com as pessoas, criancinhas e os demais animais da casa. O afago necessita de estar sempre existente para esta espécie, porque ela não tolera ser tratada com frieza ou menosprezo. Com um comportamento engraçado e amável, o Cocker Spaniel, se tratado com carinho e bastante afeto, será um cão leal e bastante companheiro ao longo de seus passeios ao seu lado.
Se você deseja domesticá-lo, pode ficar sereno: esta raça possui uma capacidade de apreender tudo o que lhe instruem, com demasiada velocidade e presteza; além do mais o Cocker está em décimo oitavo, em um ranking de cachorros mais sagazes do planeta.

Atributos da Raça Cocker Spaniel

O Cocker Spaniel da Inglaterra é um cão de tamanho médio, vigoroso, esportista, bastante proporcional e bruto. Seu faro é excelente pelo jeito como seu focinho é construído, pois ele é bastante extenso, fora sua aparência de quadrado, comprida, e ainda dispõe de um stop bem especificado.
Os olhos são grandes, completos, contudo não protuberantes. Sua orelha é de formato lobular, que fica posicionada na região dos olhos, e ainda é revestida por um pelo longo, liso e muito macio. A cauda do Cocker Spaniel Inglês prolonga a linha posterior.
Sua pelagem necessita de ser escovada uma vez por semana, embora seu pelo seja mediano. A pelagem da espécie é lisa, de textura aveludada, nunca dura, aramada ou franzida. Não é grandemente intenso e apresenta franjas de comprimento considerável nos membros anteriores, em seu corpo e acima dos joelhos.
A coloração desta raça é bem variada. É bem concebível se encontrar cães com uma coloração apenas, os que são chamados sólidos, entre a pigmentação preta, caramelo, fígado, e também híbridos de cores, que são denominados de part colors.
Sua franja carece, constantemente, ser aparada, além de se aparar ao redor de suas patas e da sua cauda bimestralmente. Duas vezes, a cada dois meses, higienize suas orelhas.

Benefícios de ter um pet Cocker Spaniel

Além de contar com um tamanho que possibilita que se adéque bem tanto em apartamentos quanto em residências, o Cocker Spaniel Britânico não é do tipo que ladra bastante, o que permite boas relações com seus vizinhos.
Você pode ter certeza que essa raça distrai-se muito, o que faz com que seu dia e de sua família, muito mais divertido, sem falar do jeito desengonçado que naturalmente têm.
Existem muitas formas de usufruir do tempo com o seu cachorro, seja brincando em um reserva, correndo, passeando ou, então, realizando pequenos exercícios físicos como flyball e agility.

Enfermidades comuns ao Cocker Spaniel Inglês

O maior revés dos Cockers foi acarretado pelo acasalamento de espécimes sem padrão técnico. Os cachorros dourados – talvez pela fama do desenho animado “A Dama e o Vagabundo” – adquiriram grande comércio e foram afetados por desvios de temperamento e conformação. No momento em que o Cocker estava sendo disseminado, ocorreu vários casos de cachorros que sofreram consideráveis alterações de comportamentos.
Devido ao pouco ventilamento em seus ouvidos, os Cockers tendem a sofrer alguns problemas nos canais do ouvido e inclusive em razão do acúmulo de água. Por isso, os proprietários de Cocker precisam ter atenção redobrada na hora do banho, tampando os ouvidos do cachorro com algodão a fim de evitar a passagem da água. Vá a uma loja de artigos veterinários e peça um produto apropriado para limpar as orelhas do seu cachorro, o que deve, preferencialmente, ser efetuado de 2 em 2 dias.
A frieira é um outro problema habitual, dado que as sujeiras podem se acumular no meio dos pelos de suas patas. Limpe frequentemente ou, então, apare os pelos com o intuito de prevenir este problema.

Como cuidar de um Cocker Spaniel

Cachorros desta espécie são muito ativos e necessitam fazer atividades a cada dia, pelo menos duas ou três pequenas saídas ao dia. Daí em diante, observe suas orelhas para observar se não existe nada dentro delas, como espinhos ou algum outro objeto preso nas franjas.
A catarata é um problema hereditário, e pode aparecer com uma certa frequência nos Cockers, além de inúmeros cães desenvolverem problemas de obesidade e as dores nos ouvidos que já foram descritos previamente.
A tosa do Cocker consiste primordialmente em cortar o pelo do dorso, cabeça, base da orelha, rabo e almofada das patas, mantendo-se boas franjas nas orelhas, barriga e patas. A tosa deve ser feita por um especialista competente que conheça bem a espécie, pois é bem frequente Cockers serem tosados como Poodles em Pet Shops.
Com relação aos banhos, se dados em grande quantidade podem ocasionar dermatites, eczemas e outros distúrbios de pele. Com a finalidade de evitar esses transtornos, a escovação diária é a melhor aliada, especialmente nas orelhas.

Filhotes do cão Cocker Spaniel

Quando filhote, o Cocker é expansivo e brincalhão como bem convém a um pequeno caçador. Talvez por seu aspecto de “pelúcia”, a compra por impulso da espécie, sem a avaliação real das condições de criar o espécime, seja mais forte do que para outras raças.
Devido a seu excesso de vigor, o Cocker não hesita em fazer qualquer atividade, como: brincar, correr, caminhar, morder. Contudo o ensinamento é muito crucial, porque, por essa raça possuir muita disposição, sem o ensinamento, ele é capaz de ficar bem complicado de tomar conta.
O Cocker adquire a qualidade de amigo inseperável, geralmente, depois dos os 7 meses.

Curiosidades a respeito do Cocker Spaniel

– O Cocker Inglês tem um porte mais robusto, menos pelagem, e não tem aquela cor dourada, que podemos enxergar no Cocker tradicional. Em vez disso, ele ostenta uma pelagem aveludada, com pequenos detalhes em preto, fígado, vermelho, preto e castanho, fígado e castanho, ou qualquer uma dessas cores por sobre um fundo esbranquiçado;
– Você sabia que os EUA já teve um presidente que tinha um Cocker Spaniel Inglês? Seu título era Shannon, e ele foi companheiro do presidente John Kennedy;
– Príncipe William e Kate Middleton também são possuidores de um Cocker Inglês denominado Lupo. O cão é filho de Ella, cadela dos pais de Kate, Michael e Carole Middleton. À primeira vista, o casal negou que Lupo fosse deles. Lupo fez parte da foto oficial, estando ao lado do príncipe George;
– Nos EUA, este Cocker é conhecido como Cocker Americano;
– Se o cão caçava aves, então ele era denominado “Spaniel”. Eles eram geralmente distintos por tamanho e pela forma que trabalhavam.